sábado, 7 de janeiro de 2012


HOMILIA DO DOMINGO DA EPIFANIA – 08/01/2011


Pe. José Renato Peixinho

Neste domingo da Epifania do Senhor, celebramos mais uma vez o nascimento de Jesus. Ora, o nascimento de Jesus é celebrado no Natal. Repete-se então está celebração na Epifania?

Na verdade há uma diferença singular, no Natal, celebramos de modo bem concreto “o Menino nasce em Belém, na manjedoura, e consequentemente em nosso coração”; Na Epifania, é um nascimento mais missionário, a celebração natalina agora quer se concretizar de fato em nós e nos enviar á missão.
Assim como os magos só sossegaram quando encontraram e adoraram o menino, nós somos convidados a buscar sempre encontrar Cristo, uma vez o encontrado, com certeza não deixaremos de anunciá-lo.

A visita dos Magos do oriente com seus presentes valiosos e sua adoração ao Menino Deus evidencia a universalidade da salvação trazida por Cristo, Ele vem para todos os povos em qualquer parte do mundo.

Mesmo sendo maiores sábios de suas terras, prostraram-se e adoraram a Sabedoria plena: o Cristo Salvador. Graças a adesão à sua luz e em mais um gesto de obediência voltaram por outro caminho e salvaram o Cristo das garras do perigoso Herodes.

Não esqueçamos! Mesmo em um lugar tão humilde e pobre os Reis Magos encontraram razões para adorar o Senhor. Será que nós procuramos o Senhor no lugar onde ele realmente se encontra?...

Portanto, não deixemos de buscar o nosso encontro verdadeiro, íntimo e pessoal com Cristo. Se conseguirmos fazer isso, certamente seremos, anunciadores e vivenciadores do amor do mesmo Cristo. Ele nasce hoje em nossa vida e nos envia à missão. Sejamos homens e mulheres, católicos e católicas de luz. O Cristo quer e precisa de nós para irradiar a sua luz em um mundo que clama nas trevas.

Louvando seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário