quinta-feira, 31 de maio de 2012

MARIA É COROADA!

A Igreja dedicou o mês de maio à devoção a Mãe de Jesus. O Papa Pio XII instituiu a festa da Coroação de Maria como Rainha do Céu, determinando que se fosse celebrada no dia 31 de maio, o “mês de Maria” (se bem que liturgicamente o mês de dezembro é muito mais mariano, espera-se o menino que nasce através de Maria; no Natal, há várias festas marianas; mas “a voz do povo é a voz de Deus”, assim as tradições populares definiram maio como “mês de Maria”). Em muitas comunidades de metrópole, bem como em interiores mais esquecidos, esse é um mês muito vivo em orações e atividades dedicadas a: devoção, invocação, petição, e louvação à Maria Santíssima.

No último dia de maio, portanto, muitos sonham em carregar a coroa da mãe de Deus, outros em cantar solenemente no momento da coroação, outros ainda em apenas contemplar esse momento comovente. É extraordinário! A solenidade de coroação de Maria gera uma emoção inexprimível, inefável, inexplicável: choro, alegria, arrepios, amparo, consolo... É assim a sensação de muita gente que participa e contempla esse gesto tão simples e tão majestoso.

Que bom saber que se tem uma Mãe Rainha! Há quem diga que ela não é nem rainha nem nossa mãe. Mas se ela é mãe de Jesus, não há como negar isso. Pois Jesus é Rei, e nosso irmão. A Escritura diz que somos irmãos em Cristo. Pois bem, Maria é a mãe do Rei (Jesus), por isso é Rainha. É claro que o lugar da Virgem é diferente do lugar do Cristo: ele é Deus encarnado e ela e o ser humano divinizado. Quando Cristo sobe ao Pai, quer que sua mãe seja mãe da humanidade;  e diz ao discípulo João: “eis ai tua mãe” (Jo, 19,27). A maternidade impregna algo muito profundo. Sem a presença do feminino, não se tem uma visão completa das coisas?

O motivo de tanta emoção com a coroação de Maria, deve ser porque os fiéis sentem-se príncipes e princesas, pois tem-se uma mãe Rainha. Que honra! Como princesas e príncipes cada um também pode ser coroado.

Neste entendimento, tem um pequeno perigo: o orgulho. Imagina-se logo uma coroa de ouro, belíssima, valiosíssima; esquece-se a coroa que Cristo recebeu. Devemos ser príncipes e princesas sim, mas coroados de amizade, simplicidade, honestidade, perdão, bondade, de amor.

Convido a todos, portanto, a participar da solenidade de coroação de Nossa Senhora, nossa Mãe, e sentir-se príncipe e princesa coroados de amor. Dia 31 de maio, é um dia propício de rezar à Maria Santíssima, de sentir sua proteção, fazer a experiência de ser coroado, pois a Igreja celebra sua Visitação e sua Coroação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário